Dinheiro e futebol sempre foram inimigos íntimos. Cada mais especialistas em dinheiro dominam o futebol sem entender que não se trata de um produto simples e de uma matemática convencional onde se ganha mais do que se gasta e portanto há sucesso.
Futebol é algo absolutamente impossível de explicar pra quem fez uma faculdade de exatas qualquer e quer aplica-la nele. Simplesmente porque se o entendesse minimamente saberia que está tentando fazer algo sem sentido.
Renda de milhões! Recordes. Cofres cheios. Sucesso? Não. A Copa América é um enorme fracasso.
Mas como?!
Simples. Não é matemática. É futebol. De matemática muita gente entende, de futebol, pouquíssimas. Inclusive os péssimos gestores da péssima Conmebol, que é pra mim a suprema exemplificação do não entendimento do esporte no mundo.
Ingressos a 400 reais pra ver jogos menos interessantes que os já caros jogos do Brasileirão que custam 60. Vai vender? 20 mil. Dá renda? Claro, é 5 vezes o valor normal. Fez sucesso? Não. Passou vergonha.
Essa matemática deve estar matando os engravatados do futebol. Eles aprenderam na faculdade como gerenciar um esporte que não tem como ser ensinado e portanto estão quase sempre fora do contexto.
Primeira rodada da Copa América gerou recordes de receita para a Conmebol e as maiores rendas da história do Brasil. E junto disso um fracasso internacional com manchas irreparáveis pro torneio, indicando desinteresse popular e o desvalorizando.
E então? Que horas vão procurar entender o futebol antes de tentar vende-lo?
RicaPerrone