O campeonato carioca já foi o último que fazia sentido. Quando eram 12 times, 5 jogos, semifinal, final. 6 jogos, semifinal, final. Era rápido, decisivo o tempo todo, com mata-mata no meio e o charme de se manter ainda uma Guabanara.
Aí resolveram que tava muito maneiro e tinham que mexer. Mexeram e, óbvio, pioraram.
Chegaram em 2017 no fundo do poço. O Fluminense, campeão da Guanabara, não tem motivos pra ganhar a Taça Rio. Ele vai pra semifinal da mesma forma. E o Flamengo pode ter em suas contas uma vantagem em não ganhar a Taça Rio pois já está classificado.
Aí você logo pega as pedras e mira na péssima FERJ, que é a nossa reação instintiva número zero. Mas gente… o campeonato foi aceito. O seu clube é parte responsável disso.
Se os 4 grandes disserem “não”, é “não” e acabou. Prático, simples, óbvio. Ninguém jogará um carioca sem eles. Portanto, as decisões estão sempre nas mãos deles.
Mas e pra conseguir se reunir e tomar medidas pelo bem de todos? Aí precisa ser mais do que torcedor, mas sim gestor. E clubes são gerenciados por torcedores de terno. Logo, não conseguem andar pra frente nesse sentido.
O campeonato Carioca é uma aberração em 2017. Mas o maior responsável e o único cara que você pode cobrar para que isso mude é o seu time. Faça. Ou passe o ano dizendo que “7×1 foi pouco”.
abs,
RicaPerrone