Acabou
Eu não suporto a idéia de que elitizar o que vive de popularidade seja bom negócio. Tolero, porém, as idéias novas para conseguir recursos pro futebol. Socio Torcedor, patrocinios, ações diversas.
Não entendo a lógica dos ingressos.
Um clube fatura na bilheteria um valor que muitas vezes não paga o salário de um jogador médio.
Por jogo?
Não. Por semestre.
No Brasileirão 2012, por exemplo, o primeiro turno inteiro rendeu ao Flamengo 1,5 milhão de reais com bilheteria. Em 1 partida no de 2013 este valor foi superado.
Progresso? Será?
É só isso que conta?
Porque a tv, maior fonte de renda dos clubes, paga tanto pra passar os jogos e anunciar as Casas Bahia la?
Será que é pra vender geladeira em 20x sem juros pra rico, ou será que é pro cara que ama futebol mas não tem 200 reais pra gastar num domingo a tarde?
Pode custar 100 um setor que tenha champagne, cafuné, massagem, o que for. A mais barata das opções, jamais!
O Flamengo, time do povo, deveria ser o maior defensor desta bandeira. Esperei por isso, achei um absurdo os 60 reais de Flu x Vasco, e me surpreendi com a coragem de colocar Flamengo x Botafogo pelo valor mínimo de 100 reais.
Nem todo mundo tem carteirinha de estudante falsa. E se tiver, é pra brigar com a carteirinha e não empurrar o preço pra compensar.
Nem todo mundo pode ser sócio torcedor. E sendo, ainda assim, pagar 50 reais pra ver o jogo no “pior setor” do estádio só pode ser brincadeira.
O caso de sucesso no Brasil é o Corinthians, que faz quase uma milhagem com seu ST, cobra um preço não tão popular, mas tem ingressos a 30 reais (inteira) toda partida.
Não dá mais pra encher de pobre no estádio? Ok. Mas precisa exclui-los?
Será mesmo que o futebol chegou ao patamar que chegou neste país escolhendo seu público?
Você, Flamengo, o mais beneficiado de todos pela paixão popular, vai selecionar o seu povão agora?
E você, torcedor? Vai pagar e discursar sobre os beneficios do Socio Torcedor pra quem não pode, talvez, sequer comprar uma pizza na sexta-feira mas que adoraria continuar tendo no futebol sua paixão?
Ninguém pode fazer isso. Mas se tem um clube que não poderia sequer sonhar em excluir o povo do futebol é o Flamengo.
E foi o que fez primeiro.
abs,
RicaPerrone