O circo da Lusa
Sabemos há muito tempo que o futebol brasileiro é um circo fora de campo. Conhecemos alguns dos artistas, os leões, os vendedores de ingressos e quase sempre nos sentimos os palhaços.
Mas para a sorte de alguns, nosso país tem uma seqüela incurável de sua raiz como colônia e, até hoje, não aceita muito bem o vencedor.
Aqui, basta ser fraco ou estar morto pra ser exaltado. Enorme, vencedor e forte para ser pixado.
No caso da Lusa no Brasileirão, nada melhor do que ser Lusa. Qualquer outro clube, fizesse metade do circo que a Portuguesa está fazendo, seria cobrado e não vitimizado.
Afinal, a Portuguesa pode ser qualquer coisa nessa história. Menos “coitadinha”. Pra quem duvidou no começo, o passar dos meses e as inúmeras mudanças de opinião do clube parecem não deixar muita dúvida que há um erro que ela não quer assumir pro seu torcedor.
Politica a parte, o que a Lusa está tentando fazer é fingir que não aceita e, quando nota que gritou alto demais, recua e diz que “entende”. Pra torcida, não para os fatos. Diante deles, ela tem tirado o pé sempre que surge uma dividida.
Não tenho muita dúvida que a Portuguesa está pagando merecidamente por um erro interno grosseiro. Ou, conforme sugeriu o Ministério Público, uma possível corrupção dentro do clube.
Seja lá qual for a verdade, nenhuma delas isenta a Lusa. Só que ela dá margem pra manchetar polêmica sobre Fluminense e Flamengo, possíveis interessados em seu “erro”. É muito mais negócio manter dois grandes sob suspeita do que matar o caso pisoteando um pequeno.
As atitudes da Portuguesa são tão incoerentes e sem critério que nos faz perder a linha do que era para ser apurado. Afinal, se alguém errou, é tão difícil assim o clube saber quem foi e afasta-lo? Se sente-se lesada, porque foge da justiça depois de prometer as últimas conseqüências?
Porque a FIFA não quer? Medo da CBF? Então porque ameaça fazer? Pra enganar seu torcedor que acredita ser vítima de uma conspiração internacional que prejudica seu clube ?
Tá fácil ser Lusa. A mais incoerente da história toda e a menos cobrada. Afinal, vendemos muito mais com Fla e Flu sob suspeita do que uma crise interna numa Portuguesa.
abs,
RicaPerrone