E diante de todas as ameaças de um tetra-vice histórico, de badalação do adversário e de um começo de ano conturbado, o Fogão consegue sair campeão antecipado do Maracanã. Com méritos, história e muito suor.
O Flamengo foi um adversário de alto nível, brigou, tentou, jogou até melhor. Mas, o sistema adotado pelo Botafogo em campo é perfeito para brecar times que o agridem. E pela teoria, Flamengo e Fluminense agrediram. Ambos tomaram.
O mérito do Botafogo é conhecer seu limite. Ele não pode entrar em campo e abrir pra cima do Flamengo hoje. Ele sabe que o time do Flamengo é melhor, e por isso joga dentro do que pode jogar.
É feio, é retranqueiro, mas não é uma forma de jogar que se possa chamar de covarde. Seria, se tivesse opções para ser diferente. E não tem.
A goleada do Vasco, a chegada do Joel, a dupla gringa, o tetra-vice, tudo isso deixa a história do titulo mais bonita ainda.
O Flamengo não precisa caçar culpados. Foi um jogo, só. O Flamengo foi, tentou, não fez. O Botafogo joga pra se defender e contra-atacar bem, e faz isso. Bola parada é fatal.
Os penaltis? Não daria nem o segundo do Bota, nem o do Fla. Mas ele manteve o critério de apitar qualquer coisa.
Importante pro futebol carioca o título do Fogão, que mereceu.
É dificil achar qualquer argumento contra quando um time ganha os 2 turnos. E o Fogão fez.
Portanto, parabéns aos campeões. Mereceram. Levaram o estadual a sério.
Em janeiro achei que aconteceria isso com o Flu, que teria um Bota menos forte, um Flamengo pensando na Libertadores e um Vasco ainda longe do ideal. Acabou acontecendo com o Bota.
O primeiro grande clube campeão na temporada é o alvi-negro, e com sobras.
Parabéns!
abs,
RicaPerrone