Connect with us

Corinthians

Flamengo x Corinthians – Preview

Published

on

Casa cheia, torneio importante, estrelas dos dois lados, o país parado pra assistir. Quem passa de fase na Libertadores? O “calmo” Corinthians ou o turbulento Flamengo?

Se torcida faz diferença, neste jogo dá empate.
Se existe mística, neste jogo dá empate.
Se existem times que adoram vencer jogos épicos, dá empate.

Flamengo e Corinthians são parecidos. Os times “do povo”, de pouca organização, de sofrimento constante, de vitórias improváveis e derrotas absurdas.

É dificil analisar o Flamengo, pois mudou o treinador e pode mudar a postura. Assim sendo, não há precedentes para analisá-lo se não for pelo time do Andrade.

O Corinthians segue uma linha, que pode alternar um ou outro jogador, uma posição em campo, mas a característica principal do time se mantém.

E o interessante é que há um conflito gigantesco na forma dos dois jogarem, que pode definir a história no Maracanã.

Postura – A vantagem alvi-negra

Se o Flamengo tem uma característica ruim na temporada, ela é a de devolver a bola pro rival o tempo todo, queimando lances com uma tentativa desesperada de achar logo o gol.

Se o Corinthians tem uma característica desde a chegada do Mano, é a falta do bico. O time prende a bola, não devolve a toa, consegue cadenciar o jogo e evitar sofrer contra-golpes.

Este choque de filosofias, se mantido, dá larga vantagem ao Corinthians no confronto.

Mas, o Rogério nem chegou e já parece ter “povoado” o meio campo, protegendo o time e evitando esta posse do Corinthians. O que pode resolver uma parte, mas, sem meias, não resolve a outra.

Você toma a bola. Mas terá que tentar a ligação direta, e aí, ela volta.

Esta é, pra mim, a maior vantagem do Corinthians e o pior inimigo do Flamengo no jogo.

Bola na área – A esperança rubro-negra

Com dois laterais rápidos e que adoram ir ao fundo, o Flamengo tem 2 centroavantes na área para fazer o gol. Esta é a jogada óbvia do time, já que com o desenho tático do coletivo do Rogério é exatamente isso. Um volante de cada lado, cobrindo alas, e um fixo na frente da zaga.

Isso nos leva a imaginar que a jogada será por ali. O que também nos leva a imaginar que o Corinthians terá dificuldades de entrar na zaga do Flamengo pelo meio, e se tentar pelas alas, pode abrir espaço para as subidas de Léo e Juan.

Conhecendo a Libertadores, nenhum dos dois vai abrir muito, o que deve dar vantagem ao Flamengo nas chances isoladas de gol.

As possibilidades do Timão

Este time abaixo é o que DEVE ser usado. Simples, sem muita firula, com 2 detalhes que um desenho não mostra.

1- Jucilei e Elias alternam na direita as investidas ao ataque. E o Danilo, que é um meia voluntarioso, ajuda o Roberto Carlos a subir com segurança.

2- Dentinho não tem “lado”. Ele cai para os dois, sempre rondando o Ronaldo.

Num segundo desenho, é o máximo que o Corinthians se posta a frente num jogo importante. Perdendo, precisando ganhar, o time deve ser este.

Com esta formação, onde o Elias se adianta e o Danilo faz as vezes do Douglas, o time praticamente repete o que fazia em 2009. Funciona, acelera o jogo, mas deixa mais aberto. Só usado, atualmente, em casos de necessidade. O que não deve acontecer no primeiro jogo.

As possibilidades do Mengão

Se o Corinthians tem uma “cara”, o Flamengo tenta mudar a dele. No coletivo de hoje, segunda-feira, o novo treinador fez isso:


E “isso” é simples de explicar. Maldonado e Willians cobrem Juan e Leo, enquanto o Romulo fica preso na frente da zaga. Assim, em tese, o time fica mais seguro. E na falta de tempo pra treinar, aposta nas subidas dos alas e na cabeça do Imperador.

É uma idéia básica bastante aceitável pra quem pega um time zoneado e sem nenhum padrão de jogo. Com esta formação, se começa um duelo tático. Se tomar o gol, pode mexer porque tem peças.

Andrade mexia assim:


Seria muita petulancia minha achar que posso saber como mexerá o Rogério, que fará sua estréia. Mas, com o Andrade isso era quase rotina. O Willians cobria a direita, o Pacheco (Michel) caia pela esquerda, Leo subia e o Pet vinha buscar mais centralizado.

Isso, normalmente, causava gols adversários.

Detalhes

Se o Flamengo tem o jogo aéreo forte, o Corinthians não. A bola chega quase sempre pelo chão, enquanto o Mengão busca quase sempre a bola alta.


A defesa do Flamengo sofre muitos gols de bolas cruzadas, e o Dentinho costuma fazer isso muito bem, pelo chão, idem pro Roberto Carlos.


Roberto Carlos e Danilo serão colocados em cima do Léo. Pode apostar que o Mano não é burro. Vai forçar o jogo ali pra prender a jogada pela direita do Flamengo, já que o Léo vive grande fase, Juan nem tanto.


A entrada do Romulo tem outro detalhe. Quando alçada pelo alto, o Corinthians tem Danilo pra disputar pelo alto. Maldonado e Williams não são altos. Romulo tem 1,86m, e talvez isso seja um fator importante para sua escalação.


O Corinthians tende a “capengar” pela esquerda ofensivamente. O Flamengo é mais equilibrado neste sentido, porém, o Mano vai forçar o recuo do Léo. Contra isso, o Fla tem Willians.


Enfim

Jogo de gigantes, de alto nível emocional. O time que for mais tranquilo deve levar vantagem, principalmente porque os dois jogos envolvem ENORME pressão de torcida.  Naturalmente o Flamengo vive um momento muito mais tenso do que o Corinthians.

Os jogadores alvi-negros são, inclusive, mais experientes em alguns casos. Iarley, RC. Ronaldo, Edu e Danilo não devem sentir o peso do jogo.  Michael, Pacheco, Romulo, Willians e David podem sentir. Neste sentido, o Corinthians leva vantagem.

Mas, como todo bom clássico, a palavra “favorito” não cabe.

Apenas a certeza de um jogo épico, ou melhor, dois.

O Maraca vai tremer!!!!

abs,
RicaPerrone

Continue Reading

Atlético MG

Saldo de compra e venda dos últimos 10 anos

Published

on

Nos últimos 10 anos os grandes clubes do Brasil alternaram momentos. Alguns em profunda crise, outros nadando em ouro, mas todos ainda tendo nas receitas de jovens uma grande parte do seu faturamento.

E portanto, considerando as temporadas 14/15 até a 23/24, fizemos um balanço de acordo com os dados do Transfermark sobre o fluxo de compra e venda de jogadores de cada um dos 12 grandes.

Claro que existem salários, luvas, “compras” sem repasse ao ex-clube por fim de contrato. Mas aqui consta apenas o que é valor final e oficial.

Quanto seu clube comprou e vendeu nos últimos 10 anos?

Algumas curiosidades sobre:

  • O Fluxo de compra e venda do Grêmio, somado a resultados, nos últimos 10 anos é muito bom.
  • O Fluminense segue vendendo suas jóias e comprando pouco tendo recentemente conquistado títulos em 2023.
  • O Flamengo é uma máquina de ganhar e gastar.
  • O Botafogo tem uma divisão de base terrível. Não gera quase nada ao clube.
  • O investimento do Vasco foi quase todo feito em 22/23.
  • A temporada de maior gasto foi a do Flamengo de 19/20, com 250 milhões em contratações.
  • A maior janela de vendas também foi do Flamengo em 18/19 com 483 milhões de reais.
  • Nenhum dos 12 grandes comprou mais do que vendeu no saldo dos últimos 10 anos.

Rica Perrone

Continue Reading

Atlético MG

Classificação Planejada 2023 – #18

Published

on

Todo ano aquela tabela polêmica que mostra o caminho dos clubes pra buscar 72 pontos e brigar por título.

Pra que? Pra você saber se um caminho foi mais fácil que outro ou não. Pra entender quem jogou mais partidas difíceis em casa ou fora e portanto compreender o que a tabela lhe ofereceu até aqui.

As tabelas não tem relação entre si. Cada tabela é pensada pro clube em questão apenas.

Continue Reading

Corinthians

Ué? Defenderam marginais por ideologia política e agora vão tirar da reta?

Published

on

Ué? Defenderam marginais por ideologia política e agora vão tirar da reta? Cade voces, coleguinhas que validaram nas organizadas movimento antifascista e democratico?

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.