Após Flamengo x Corinthians o mata-mata nos brindará com Cruzeiro x São Paulo. Além de Inter x Estudiantes, Gremio x Santos, entre outros destaques da semana no futebol nacional. Ah, como é bom o mata-mata… (só pra não perder a chance. rs)
Enfim, sejamos diretos. O pessimismo tomou conta dos tricolores. A cada 10 que pergunto, 5 dizem ter receio. 2, que dá pra ganhar. Outros 2, que vai ser goleado. E um diz que “fodeu de vez”.
Conheço poucos que acham que o SPFC vencerá sem grandes problemas. E não fico nem com um, nem com outro. Acho um jogo de gigantes e que o resultado pode ser qualquer um que não será surpreendente pra ninguém.
O Tricolor anda mal, é fato. O Cruzeiro anda muito bem, fato.
O que faz do Cruzeiro um pouco mais favorito, talvez.
Mas, o mata-mata permite que nada disso tenha importância, já que um chute de fora, um cartão vermelho e um pênalti achado pode mudar o rumo de tudo. E essa é a graça do futebol.
Se me mandarem olhar para os dois times e apontar um vencedor, diria que o Cruzeiro goleia o SPFC.
A fase do time mineiro é muito superior, o esquema funciona, alguns dos jogadores estão em grande fase, um deles na seleção, e outro no banco que pode sim desequilibrar: Roger.
Do lado do Tricolor, a novidade Fernandão pode ajudar. Mas, por outro lado, Xandão e Richarlyson podem formar a zaga. Assim sendo, fica difícil encarar a teoria.
Nela, o Cruzeiro é melhor sim. Mas, tem camisa para os dois lados, o que transforma o jogo em clássico.
Assim como no caso de Flamengo x Corinthians, nada impede que o time menos cotado no momento consiga passar. E se passar, vira um dos favoritos ao campeonato.
Mata-mata é isso. Um misto de futebol, competencia e moral. Esta vitória dará moral a qualquer um dos dois.
Eu tenho um certo receio quanto a formação do São Paulo. Acho uma temeridade entrar com o Richarlyson marcando o Jonathan. Acho, também, que se o Jorge Wagner for bem usado, pode segurar o lateral cruzeirense.
Mas bem usado e Ricardo Gomes não estão andando muito bem juntos.
Não acho o Adilson um puta treinador. Também tenho um pé atrás com as invenções dele, e numa dessas, o jogo se resolve.
É uma possibilidade real o jogo se definir no erro de um dos professores.
Se for com 3 zagueiros, o SPFC se torna mais pronto para contra-atacar. Com 2, o jogo fica mais franco, e não sei se é negócio partir pra cima do Cruzeiro na atual fase do Tricolor, que não consegue organizar nada lá na frente.
Defendo o futebol pra frente, sempre. Mas num caso destes, onde seu ataque não funciona, talvez a idéia de contra-atacar com 2 jogadores rápidos seja mais inteligente do que abrir pra um time organizado e em boa fase, que pode muito bem enfiar 3 gols lá sem nenhuma cerimonia.
Sem muro, é nítido que o Cruzeiro vive melhor momento. Mas também é bem notável que a camisa do SPFC é pesada e que o time pode reagir diferente após a classificação emocionante das oitavas.
Não sei o que esperar, mas espero algo diferente do Tricolor.
Porque se ambos repetirem o que tem feito, o Cruzeiro mata a vaga amanhã mesmo.
abs,
RicaPerrone