A poucos passos da Glória
Claro que a torcida do Flu, como todas, acha que o resultado do dia anterior representa o clube e seus últimos 100 anos. Mas, como futebol não se analisa por 24h, nem sequer por 2 meses, vamos devagar.
O Fluminense tem um passado recente que não por acaso se parece com os de Inter, SPFC e Flamengo, os campeões dos últimos anos.
Ele sobe, melhora, ganha a Copa do Brasil. Aí chega a final da Libertadores e da Sulamericana, faz 2 bons Brasileiros, 2 ruins. Perde os dois torneios continentais por detalhes, meros detalhes.
Vai bem no estadual e perde o clássico decisivo.
Mas, de alguns anos pra cá, o torcedor do Fluminense não pode reclamar se comparar com o passado recente, onde vivia caindo, apanhando da bola e sem time. Hoje, o Flu tem uma base que funciona, sempre tem 2 ou 3 jogadores de alto nível no time e chega. As vezes não, as vezes sim, como todos.
Em 2005, campeão estadual e vice da Copa do Brasil e quinto no Brasileirão.
Em 2006, terceiro na Copa do Brasil e mal nas outras.
Em 2007, campeão da Copa do Brasil e quarto no Brasileirão
Em 2008, vice da Libertadores.
Em 2009, vice da Sulamericana.
É um passado digno do Flu? Não, faltam títulos maiores ainda.
Mas, há um crescimento notável e resultados ainda atrelados a detalhes.
O SPFC buscou de 2002 em diante construir o caminho até ganhar tudo. O Inter idem, e o Flamengo foi subindo neste mesmo ritmo do FLu até chegar ao Brasileirão 2009.
Onde quero chegar?
Que o Flu está passando por um amadurecimento natural em busca de titulos maiores. E isso só virá com o ajuste de detalhes.
Não adianta demonstar time, mandar treinador embora, contratar mais 10 caras. Tem que continuar, arrumar o que falta e buscar o caneco.
O Flu tem hoje um time bem aceitável, joga um futebol aceitável, perde por detalhes, está vivo na Copa do Brasil e tem uma perspectiva de fazer um bom Brasileirão.
Mudar o Cuca agora porque o Fred perdeu penalti ou porque o juizão deu um gol irregular é besteira.
O Flu está num caminho legal, lento, porém, correto.
Em breve este time se ajusta e encaixa um titulo. E daí pra frente vem a confiança, a mídia, os patrocinadores, e tudo fica mais fácil.
Não acho que o Fluminense deva mudar nada no elenco e na comissão técnica.
A chegada de mais 2 ou 3 jogadores resolveria quase tudo. Não dispensaria garotos, nem taxaria este ou aquele, ainda, como um caso perdido.
Acreditem, o Fluminense cresce com os erros a cada ano. É a tendencia natural das coisas.
Se mexer, vai voltar a estaca zero.
abs,
RicaPerrone