Incrível, mas vou defender a torcida do SP. Ontem, no Morumbi, a casa não encheu. E quando não enche na Libertadores, única competição que a torcida do SP considera no planeta para comprar um ingresso sem ser decisão, é porque tem algo errado.
O time faz um primeiro tempo medonho, um segundo na base do abafa, erra tudo, não consegue fazer quase nada diante de um time mediocre e sem nenhuma qualidade e o torcedor vaia.
Vaia no intervalo, vaia no fim, só comemora quando o Capitão dá o show.
Aí, no fim, o time pede apoio e diz que a torcida foi injusta.
Não, dessa vez, não.
É claro que qualquer critica a torcida do SP desce fácil na garganta de qualquer um. É uma torcida tradicionalmente criticada, sempre foi o ponto baixo do clube, e é sempre motivo de cobrança e muitas delas justas.
Na Libertadores, porém, é duro reclamar. A torcida adora essa porra, enche qualquer jogo, canta, faz barulho, apoia e fica até cega. Tanto que nos anos anteriores, com um futebol EXATAMENTE igual a este, ela não reclamava. Mas, aí, a bola parada entrava e o 1×0 tava ótimo.
Agora, é apenas reflexo natural do óbvio.
Um time que passa 3 anos sem jogar bola, que vive de acasos, de lances isolados, que joga feio, que não empolga ninguém, na hora que para de ganhar vai ouvir mesmo.
E não é uma questão da torcida do SP ou da Udinese. Qualquer torcida agiria igual ontem.
O SPFC não tem a torcida ao seu lado pelo que apresenta e pelos resultados. Tem meramente pelos resultados nos pontos corridos. Só. Pelos outros torneios e pela bola que joga, não teria ninguém no Morumbi.
É absolutamente justo que o torcedor não saia de casa as 19h para pagar absurdos 50 reais pra ver essa coisinha ridícula que o Tricolor apresenta.
E irrita, até mesmo aqueles que acham que qualquer critica é cornetagem, sair do estádio puto pelo que viu e ter que aturar a empáfia da diretoria, que jura que “tá tudo otimo”, que “aqui não”, que “somos isso”, “somos aquilo”, e naturalmente cria uma geração de mimados torcedores que exigem mais ainda do que o normal.
Pelo menos a diretoria é inteligente e só fala em resultados. Se fosse falar em “futebol”, estaria sendo questionada ha anos.
Tudo tem limite, principalmente paciência.
Há anos a única coisa que o SP tem a dar pra sua torcida é resultado. Não dá espetaculo, não dá idolos, não dá emoção e nem bom futebol.
Então, quando o resultado não aparece, naturalmente ela reage.
Ontem, não.
O time não tem direito de cobrar nada lá de cima jogando o que estão jogando.
Vou além: 45 mil foi muito pra ver esse time. Deviam é agradecer de ninguém ter saido no intervalo. Porque eu sairia.
abs,
RicaPerrone