Em 2005, dois dias após conquistar o tri da Libertadores, o SPFC apresentava sua mina de ouro. O melhor centro de treinamentos de jovens do planeta. E de fato, parece ser. Um espetáculo. Jamais vi nada parecido. Mas, além de bonito, era pra funcionar. Como titulos encobrem problemas no futebol, vide Mustafa, Marcelo Teixeira e Dualib, tá na hora do torcedor tricolor questionar.
E se ele não o faz, já tem gente dentro do clube fazendo. Sim, pois Cotia requer explicações.
Era um sonho lindo. De onde sairiam 5 ou 6 garotos por ano, de onde o SPFC tiraria seu sustento, de onde manteria um time forte, bla bla bla. Nada disso. De lá, saiu Breno. E só.
Subiram outros, que jamais jogaram. Hoje, o time aguarda Diogo, Wellington, Henrique e Oscar. As promessas pro futuro. Sim, pois Sergio Mota, Aislan e alguns outros parecem aqueles casos de eternos “futuros craques”.
Cazumba, Rafael, Formigoni, Flavio, Paulão e vários outros, não serviram. Os goleiros de Cotia não parecem ter o menor prestigio, ja que todo ano se renova com Bosco e ainda vai buscar o Dennis.
Ou seja, Cotia é um prejuizo.
Ou melhor, um resort. Lá tem tudo! Menos o que deveria ter.
O SPFC é campeão do sub-15, sub-16, sub-17 e… dai pra frente, somem todos. Os garotos esquecem como jogar ou, quem sabe, não chegam ao sub 18?
Agora a Copa SP é sub-18. E eu pergunto: Porque o maior clube do mundo em divisoes de base não disputa o Brasileiro sub-20?
Eu perguntei, e o conselheiro vitalicio Sidney Costa também perguntou.
A resposta que ele teve chega a ser engraçada.
Segundo o pessoal de Cotia o calendario impede, pois o SP está priorizando o paulistão sub-20. Eles consideravam ir a final. Por isso, abriram mão do sub-20 NACIONAL, com TV.
Depois disseram que não bate com o ano letivo dos jogadores.Meu Deus!!! Eles tem 13 ou 20 anos??? Ano letivo? É ONG ou clube isso?
E pra fechar, falaram que o mes era usado para preparação para a Copa SP.
Então, resumindo. O sub-20 do SPFC precisa disputar o paulistão, usar dezembro pra jogar um torneio sub-18 e não pode jogar o Brasileiro porque os jogadores estão na escola.
Cotia é, de fato, um resort. Uma ação social. Uma Ong.
Claro que as questões vão encerrar com o simples. Amanhã um estoura, vende por 20 milhoes e “viva Cotia!’.
Mas, a realidade é outra.
La se vão 4 anos deste projeto. E convenhamos, nao começaram ha 4 anos. Eles so foram TRANSFERIDOS pra Cotia.
Logo, ha 4 anos o SPFC, dono da melhor estrutura de base do mundo, não consegue jogar um torneio importante sub-20 em alto nivel, não tem quase ninguem na seleção sub-20 e não revela quase nada.
Culpa do Muricy? Sem duvida que sim. Não usou vários.
Agora, não houve uma safra consideravel para se jogar 100% nas costas dele. Se subisse 6 Brenos, 3 jogariam. Subiu um, talvez 2.
O problema é que no SPFC existe uma filosofia que sou contrario até a morte. Lá, tudo que é ruim nem a oposição expoe que é pra manter a imagem de super-clube. Mas, ao não expor, os problemas não se resolvem.
Cotia já causa duvidas internas de muita gente, com toda razão. Assim como o mandato do JJ está com problemas na justiça, mas isso tudo fica escondido atrás de um caneco ou outro.
O caso ficou de ser levado pra diretoria. Vamos ver o que dá, e assim que tiver retorno passo pra vocês.
Se vai vingar algum jogador, não sei! Mas que dali sai um advogado, um médico e um engenheiro, é quase certeza. Afinal, o que estudam esses meninos… rssss
abs,
RicaPerrone