Não batemos em bêbado
Cariocas são diferentes da maioria dos brasileiros. Um tanto quanto relaxados, brincalhões e adoram um oba-oba antes da hora. Isso faz do Rio a cidade mais gostosa do país de se visitar e morar, mas também dá algum preju aos seus clubes.
Essa mania de levar a sério quando for inevitável dá uma margem interessante pra não se levar a sério quando em tese a situação é mais simples. Levantei o que seria a classificação do Brasileirão (por aproveitamento) até aqui se considerarmos apenas os jogos entre times grandes.
Considero 12 os grandes do país. E acho bem razoável que a maioria também considere.
Notamos com algum espanto que dos 5 primeiros, 4 são cariocas. E que, portanto, o equilíbrio na tabela vem através dos vacilos contra times pequenos.
Que o diga o Botafogo, né?
O Flamengo, por exemplo, perdeu pontos pro Bahia(2), Ceará, Atlético GO, Avaí, Atlético PR. São 5 times que, em tese, um time que perde apenas um confronto de 15 contra grandes deveria atropelar.
Aí vem o Fluzão e sua coleção de tropeços bem mais razoável.: Bahia(2), Coxa, América MG.
Bom considerar que Bahia, Atlético PR e Coxa não são necessariamente pequenos. Empatar lá é bom resultado. Mas também não são gigantes, logo, dá pra pensar mais alto.
O Vasco perdeu pontos pro Coxa, Figueirense(2), Bahia, América MG e Atlético GO. Há um vacilo incontestável aí. O caneco estaria bem perto se não fossem os tropeços absurdos contra América MG e Atlético GO. Mas, faz parte.
E o Fogão, o rei do vacilo. É quem mais ganha de time grande e, por consequência, não tendo disparado… o que mais vacila. Ceará, Atlético GO(2), Bahia, Atlético PR, Figueirense, Coritiba. Que se alivie Coxa, Bahia e Atlético PR? Ok.
Então vamos a contagem dos pequenos de fato:
O Flamengo perdeu pontos para 3 deles.
O Flu para apenas 1.
O Vasco para 3 e o Botafogo para 3, sendo que um deles aconteceu 2 vezes, totalizando 4.
O que essa tabela mostra, pra mim, é simples. Os times do Rio tem uma tendência muito forte ao oba-oba. Quando o bicho pega, quando é nítida a dificuldade, levam a sério e normalmente se saem bem. Quando parece fácil, acomodam.
E porque isso é relevante agora?
Porque Botafogo tem pela frente o Avaí, o Figueirense e o América MG.
O Vasco tem apenas o Avaí, que dá pra chamar de pequeno.
O Flu ainda encara Ceará, América MG e Figueirense. Enquanto o Mengão tem Ceará, Figueirense e Atlético GO.
Na teoria natural do futebol o Vasco tem a pior tabela pela frente. Na teoria do futebol carioca, o Vasco é quase favorito a não tropeçar.
Por isso eu digo e insisto: Pontos corridos é tão chato, mas tão chato, que o América MG será tão importante quanto os clássicos no final.
Campeão ganha do vice, pega a taça no estádio e não no teatro segunda-feira.
Se ainda tivéssemos o mata-mata, só teríamos, hoje, os seguintes confrontos:
Vasco e Palmeiras, Corinthians x Inter, São Paulo x Flamengo e Botafogo x Fluminense.
Tá bom pra você? Mas não. Eles preferem que o Atlético GO seja tão decisivo quanto os protagonistas de fato.
Abs,
RicaPerrone
——————————————————————————————————
Coluna desta terça-feira no RJSports. Toda terça uma coluna inédita no metrô do Rio de Janeiro e nas bancas. Aqui, só a noite….