Não dá liga
A LIGA é que o sonho do torcedor brasileiro movido por uma repetição vazia da mídia sobre como deveria ser. Pois bem, tentaram, tentarão, e não entenderão a diferença brutal de LIGA de fora do Brasil para as nossas condições.
É impressionante como as pessoas indicam soluções sem conhecer os problemas no nosso futebol. Uma LIGA funciona quando todos os envolvidos nela visam o mesmo resultado: lucro. Então eles conseguem entender que uma competição é um bolo a ser fermentado e não apenas fatiado.
A criação da Liga que já começa a morrer é uma tentativa muito mal feita de ir atrás do que deveríamos querer. Ninguém – eu afirmo: NINGUEM – ali quer o melhor pro futebol ou um torneio mais forte. Todos eles querem apenas o que for melhor pro seu clube.
Isso mata o conceito de uma LIGA. Logo, essa Liga não existe.
O primeiro assunto a ser tratado pra criação de uma LIGA é a divisão de dinheiro. Eles deixaram pro final. Talvez porque fosse uma jogada de marketing pra pressionar federações, talvez porque são mesmo absolutamente incapazes de pensar no jogo.
E não adianta iludir mais pessoas com ideais “socialistas” também no futebol. A LIGA funcionará quando o capital for o motivo disso tudo, pois é disso que se trata o evento. De entretenimento, dinheiro e lucro.
Enquanto cada presidente tiver que zelar pelos próximos 3 anos de um clube sem dono, sem rumo e sem longo prazo, a LIGA é blefe.
Nosso sistema de futebol é diferente do mundo todo. Portanto, nenhuma solução enlatada nos servirá. E como sentar na mesma mesa e buscar uma pra todos é inviável graças ao nosso modelo, sigamos andando em círculos.
Vivemos de paixão. O mundo já vive de dinheiro. Seremos sempre apaixonados, mas apaixonados miseráveis. A idéia de que o dinheiro não traz felicidade, também neste caso, é discurso pra consolar pobre. E como vivemos num país onde ser pobre é do caralho e estar bem é motivo de desconfiança….
abs,
RicaPerrone