Connect with us

Santos

O pêlo, o ovo, o Ganso

Published

on

Por incrivel que pareça acho que a mídia ainda não conseguiu lidar com a possibilidade de não haver nada “absurdo” numa negociação.  Assim, sem ter o que condenar, ela tenta cravar o final pra dizer que acertou.

Negócios não são como a relação simples de funcionário/patrão de 99,6% das pessoas. Tenho a oportunidade de conhecer este outro lado por ser, além de jornalista, empresário (não de jogador).  Eu nunca noticiei nada como fato antes de estar assinado, nem mesmo uso o “fechou”, “ja é do…” ou “a novela acabou”.

Entendo a visão simples da coisa, afinal, pra 99,6% das pessoas existe o certo e o errado. O que paga (vilão) e o que recebe (coitadinho).  Mas num acordo entre 4 partes a possibilidade disso ter um fim antes de assinar é nula.

Sempre, em qualquer negociação, haverá cada lado tentando o melhor pra si. Quanto mais em cima do prazo, mais o Santos vai pedir, mais o SP vai ceder, idem pra DIS, que quer leva-lo pra lá.

Se você, leitor, fosse presidente do Santos, faria rigorosamente a mesma coisa. Se fosse do SPFC, talvez tivesse tentado resolver a vista semana passada. Não fez, e agora, na pressa, corre um risco.

Tem 4 lados, eles são claros, simples, e sobra concordar ou não com cada atitude. Mas não cabe chutar decisões finais, nem tentar taxar alguém de desleal ou desonesto.

O Santos fez, manteve, assinou e pagou por Ganso na expectativa óbvia de um dia ver uma bela grana nas mãos e, enquanto isso, ver futebol em campo. Não viu o futebol e agora, quando os empresários querem vender e ele não, é forçado pelo jogador a concordar com um valor abaixo do sonhado e acordado verbalmente.  Jamais o projeto foi pra vende-lo pro Brasil. Essa multa nunca foi o objetivo, tanto que no mesmo dia que Neymar recebeu a oferta pra multiplicar seu salário por 5, Ganso recebeu rigorosamente a mesma oferta.

Recusou, é seu direito. Ficou 2 anos sem jogar nada nos DMs da vida e andando em campo quando lá estava. Ainda assim, recebendo em dia e com a proposta “do Neymar” na mesa, se disse desvalorizado.

É direito dele. Acho de uma ingratidão absurda! Mas é direito de qualquer um ser ingrato.

Assim sendo, pelo óbvio motivo da DIS ter comprado 55% de um “passe” que deixa de existir dentro de 2 anos, ela PRECISA vender o Ganso. E por precisar disso, fez com que ele concordasse em sair.

O Santos, porém, não quer que ele saia. E se você não quer vender seu carro, não será vendido.

Ah, mas se meu carro falasse seria diferente. Seria, mas até onde sabemos, o Ganso não fala. Falam por ele.

Instatisfeito, quer sair. Esperando o retorno do que planejou ha 2 anos, o Santos não quer vende-lo pra um rival dentro do país e por 23 milhões. Sonhou com 50, o dobro.

O SPFC, que não tem nada com isso, foi lá e as claras tentou comprar. No seu direito, que cabe você gostar ou não, mas não de colocar num patamar irregular, ilegal, nem nada. É um direito do clube querer um jogador, mesmo que ele esteja bem e feliz no Santos.

Só que amanhã, no SPFC ou no Santos, continuará sendo um negócio. A DIS não está fazendo isso pra ele JOGAR no SPFC. Está fazendo isso para ele PASSAR pelo SPFC e ser vendido. É o óbvio do óbvio.

Bom pro Tricolor, que pode recupera-lo e ter até mais do que os 23 paus na mão, além de um jogador diferenciadíssimo em campo por alguns meses.

Eu, pessoalmente, não suporto a idéia de um jogador formado num clube se colocar na situação de “aqui não jogo mais”.  Até porque, não fosse o tal clube, ele talvez não pudesse escolher nem o almoço. Vai além da relação empregado/patrão. Vai além de um acordo de negócio, mas não torna nada disso ilegal, digno de julgamentos ou condenações.

SPFC, Santos e DIS são 3 empresas buscando lucrar com um produto. Ganso é o produto.

Desta forma, não há nada de irregular nem na tentativa do Santos em zerar uma dívida com quem o está “forçando” a perder seu 10, nem do Ganso em sair, nem do SPFC em querer.

Parece injusto, feio, etc. Mas só parece. Neste meio, como em qualquer outro, é apenas um negócio.

O que se combina aqui, muda ali com uma nota de 100 a mais na mesa. E hoje, as 14h41, com a proposta do SPFC aceita, se um clube telefonar, der os 23 e acertar com o jogador, ele será vendido as 15h para este clube.

São negócios. E mantenha assim por coerência, pois se passar disso, o sãopaulino não pode querer leva-lo, o santista deve querer demiti-lo e a DIS, que manda no produto, fica a ver navios.

Então, sem amor. Só nos fatos.

abs,
RicaPerrone

Continue Reading

Atlético MG

Saldo de compra e venda dos últimos 10 anos

Published

on

Nos últimos 10 anos os grandes clubes do Brasil alternaram momentos. Alguns em profunda crise, outros nadando em ouro, mas todos ainda tendo nas receitas de jovens uma grande parte do seu faturamento.

E portanto, considerando as temporadas 14/15 até a 23/24, fizemos um balanço de acordo com os dados do Transfermark sobre o fluxo de compra e venda de jogadores de cada um dos 12 grandes.

Claro que existem salários, luvas, “compras” sem repasse ao ex-clube por fim de contrato. Mas aqui consta apenas o que é valor final e oficial.

Quanto seu clube comprou e vendeu nos últimos 10 anos?

Algumas curiosidades sobre:

  • O Fluxo de compra e venda do Grêmio, somado a resultados, nos últimos 10 anos é muito bom.
  • O Fluminense segue vendendo suas jóias e comprando pouco tendo recentemente conquistado títulos em 2023.
  • O Flamengo é uma máquina de ganhar e gastar.
  • O Botafogo tem uma divisão de base terrível. Não gera quase nada ao clube.
  • O investimento do Vasco foi quase todo feito em 22/23.
  • A temporada de maior gasto foi a do Flamengo de 19/20, com 250 milhões em contratações.
  • A maior janela de vendas também foi do Flamengo em 18/19 com 483 milhões de reais.
  • Nenhum dos 12 grandes comprou mais do que vendeu no saldo dos últimos 10 anos.

Rica Perrone

Continue Reading

Atlético MG

Classificação Planejada 2023 – #18

Published

on

Todo ano aquela tabela polêmica que mostra o caminho dos clubes pra buscar 72 pontos e brigar por título.

Pra que? Pra você saber se um caminho foi mais fácil que outro ou não. Pra entender quem jogou mais partidas difíceis em casa ou fora e portanto compreender o que a tabela lhe ofereceu até aqui.

As tabelas não tem relação entre si. Cada tabela é pensada pro clube em questão apenas.

Continue Reading

Futebol

Análise: Santos 2×2 São Paulo

Published

on

Análise: Santos 2×2 São Paulo
 
https://youtu.be/Kd0B4ZNxjuo
Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.