CorinthiansCruzeiroFutebolSão PauloVasco

Para se pensar…

globoEu não concordo, e acho que a maioria não concorda. A Globo vai passar Corinthians x Vasco ao invés de Cruzeiro x SPFC para a capital. Por importancia, a Libertadores valeria mais sem muita discussão. 

Mas a emissora de TV é como qualquer rede de lanchonete. Vende o sanduiche que voce quer comer, não o que é mais saudavel ou “correto”. E se a maioria quer Corinthians, vai Corinthians.

Os tricolores devem estar enlouquecidos, com razão. Os corintianos até surpresos, porque o jogo é menos relevante. 

Mas, se por um lado cabe a critica ao bom senso da emissora, por outro cabe uma bela reflexão: 

Porque será que a empresa mais bem sucedida do país, de ótima administração comercial e detentora de numeros claros de audiencia dos ultimos 50 anos faria isso?

Burra ela não é. Talvez haja um motivo… E talvez seja hora de alguns se perguntarem qual é.  Afinal, tenha plena certeza de que os diretores que tomam essa decisão lá dentro sabem muito mais do que eu e você. 

Talvez isso seja um grande retrato daquela velha discussão que alguns torcedores adoram ter: “O que vale mais, torcida ou titulo?”. E é claro que, pro torcedor, vale o titulo. Como é natural, e aí uma bela prova, que comercialmente vale a torcida (clientes). 

A TV vende o futebol. E ela vende pra quem compra, óbvio. Ninguém consome mais futebol do que a torcida do Corinthians em SP, e digo isso com fontes bem razoáveis de departamento de vendas de jornais, revistas, radios, etc. Isso é clarissimo.  

Agora, entenda o termo consumir.  

Ele não se refere a voce COMPRAR a camisa, mas sim a voce comprar a ideia de acompanhar o time. E isso eles fazem muito bem. 

Quando se questiona a presença em estádios e surgem aquelas interminaveis discussões de porque, quem, quando, não ganha jogo e o caralho a quatro, reflete no resto. Ir ou não a um estádio é uma amostra gratis do quanto uma torcida costuma se envolver com um clube em seu dia a dia.

Os tricolores amam a Libertadores e os jogos internacionais.Não todos, mas uma maioria representativa.

Os corintianos amam o Corinthians por si só.Não todos, mas uma maioria representativa.

O grande jogo sempre chama mais atenção, pra toda e qualquer torcida. Amanhã os 2 jogos chamam atenção iguais de ambas as torcidas. 

Mas eles são maioria.  Maioria não apenas em existencia, mas em consumo do produto futebol. Por isso, não ache tão estranho a capa do jornal ser sempre o Corinthians, nem que os programas da hora do almoço falem 2 horas de Corinthians. Eles só trabalham sob demanda. 

E para nós é um afronto, chega a ser absurdo. MAs, talvez para o departamento comercial da Globo seja uma decisão ate óbvia: Corinthians e Vasco, somados, vendem mais do que Cruzeiro e SPFC. 

Justo? Não sei.

Explicavel? Sem duvida.

abs,
RicaPerrone 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo