Todo ano esse post é um dos mais lidos do blog. Querem que eu responda em uma linha algo complexo e injusto, mas vou tentar dessa vez. Qual é melhor, o FIFA ou o PES 16?
O FIFA. Ele ainda é um jogo melhor, mais completo e mais real. O ponto é qual a sua intenção. Se for diversão, o PES é mais legal. Se quiser um simulador de futebol com todos os seus detalhes que podem tornar sua experiencia até num jogo chato e sem gols, é o FIFA.
O trabalho dos bastidores foi feito com um baile do PES no FIFA. A Konami conseguiu atrair a atenção de todos os brasileiros conseguindo Libertadores, os brasileiros, exclusividade com os dois times mais populares da América do Sul. Estádios, ambientes, tudo que nos coloca próximo do nosso dia a dia.
Testei os dois. E quando digo que testei não fiz o que a maioria dos apaixonados por um deles faz, que é jogar 2 partidas do outro jogo e dizer “que bosta”. Eu joguei 40 partidas de PES, 15 do FIFA, que é o jogo que estou mais habituado a controles e tudo mais.
Acho o PES 15 um jogo fraco. O 16, um outro jogo. A melhora é incrível, notável! O jogo parece ter sido refeito e deu muito certo. Em alguns aspectos chega a superar o FIFA. Mas na jogabilidade, que é o que realmente importa, ainda não empatou.
Times
Embora sem Corinthians e Flamengo e nem a Liga brasileira, os times do FIFA estão mais bem feitos. Eles não colocam times fictícios. E eu gosto disso. O PES, na questão de direitos de clubes e campeonatos, deitou e rolou no FIFA. Mas nem todos os times estão com os jogadores reais ainda.
Estádios
PES muito superior. Muito mais opções, diversos brasileiros, uma cultura mundial e não limitada a europa.
Gráficos
Acho os gráficos do PES mais bonitos a distância. Quando aproxima os do FIFA me agradam mais. Mas o ambiente de jogo, ou seja, aquela imagem campo/torcida/jogadores, me agrada mais a do PES.
Narração
Acho o Leifert e o Caio muito, mas muito mais originais pra um game do que a dupla do PES, que embora seja ótima, não acho jovem e que tenha a ver com um game.
Jogabilidade
O PES melhorou um absurdo! Mas a impressão que se tem é que o FIFA não tem restrições. Que pode acontecer absolutamente tudo que de fato poderia na vida real. O PES te dá uma sensação mais “video game”. Você sabe que vai cruzar, como será a reação e só não sabe exatamente pra que lado. O FIFA ainda é consideravelmente melhor que o PES quando a bola rola.
Goleiros
Os do FIFA são bastante superiores. Bastante mesmo.
Novidades
O PES desmontou o FIFA nesse quesito. Chegou cheio de coisas legais, campeonatos, estádios, e o FIFA trouxe o futebol feminino. Acho legal? Acho. Vou usar? Não. Então, pra mim, o FIFA 16 é o 15 com algumas melhoras simples. Como o jogo já era brilhante, não precisou muito mais pra se manter forte.
Conclusão
O FIFA 16 é um simulador de futebol difícil e que pode não ser divertido de tão bem feito. O PES é um jogo mais simples, que você pega mais fácil, que se diverte mais e que tem um lado “arcade” muito claro desde o apito do juiz.
O FIFA ainda é melhor. Mas se a diferença entre eles era brutal, hoje é bem menor. O PES melhorou consideravelmente, o FIFA se manteve bom.
A movimentação de bastidores do PES com Corinthians, Flamengo, Maracanã, estádios brasileiros e outras licenças é determinante pra que muita gente compre o game. Eu mesmo tenho os dois. O FIFA precisa olhar pra cá ou vai perder esse mercado pro PES já já.
Mas ainda não.
abs,
RicaPerrone