Willian: Tentando entender
Vamos lá. Minha primeira reação foi a de todos: Willian?!
A segunda foi de não comentar na hora e tentar entender a escolha. E a terceira vai ser explicar o que eu imagino que tenha acontecido.
Ele chamou Neymar, Coutinho e Everton pra mesma posição. Neres, embora jogue também na esquerda, atua as vezes na direita e nem chega a ser um cara de um lado fixo. Ele joga nos dois lados. E o Richarlison é quase uma improvisação aberta na direita, porque ele é mais central.
Nesse cenário Tite tinha uma seleção sem ninguém especialista no lado direito.
Ao perder o Neymar ele deve ter olhado e percebido que ele não estava ali por posição e sim por ser o gênio do time. Portanto, não precisava repor na função aberta pela esquerda. Foi olhar pro outro lado, e achou o Willian e o Lucas.
Eu levaria o Lucas. Por ter sido decisivo numa Champions League. Mas acho que estamos cometendo uma injustiça em tratar a convocação do Willian como absurda.
Primeiro porque ele é um puta jogador. O fato de você preferir outro não implica que o escolhido seja ruim. Segundo que taticamente faz algum sentido. E aquela tese do GE sobre ser uma questão física acho que cola mas nem é a maior das razões.
O time ficou ainda mais desamparado sem o Neymar na questão psicologica. Perdeu a referência, e a pressão será enorme por ser em casa. O Tite deve ter apenas optado por buscar mais um “casca grossa”. Alguém que já lidou com isso e sabe como se virar.
Acho que essa é a justificativa mais razoável, e que sai bastante do “absurdo” que alguns acham ser escolher um jogador do calibre do Willian.
Seja como for, há 40 anos eu vejo todos os treinadores da seleção serem “burros” e convocarem times “absurdos”, com faltas “inaceitáveis” e que geram o “eu nem torço mais pra seleção”. Há 40 anos quando a bola rola a gente descobre se ama esse time ou odeia. Depende da bola entrar.
Tite é o melhor treinador brasileiro. A seleção tem 85% dos melhores jogadores que temos na opinião de qualquer pessoa. E portanto não há “absurd0s” ali. Há discordâncias.
Não digo que faria o mesmo. Mas digo que compreendi a escolha.
E que tenha sido a melhor delas. Porque quem torce contra pra ter razão é burro.
Boa sorte, seleção!
RicaPerrone