Zebra no grupo B
Tudo caminhava para uma natural classificação disputada entre Nigéria, mais tradicional seleção africana, que jogava perto de casa, Grécia, campeã da Euro 2004, e Coréia, semifinalista da Copa de 2002.
Mas, os Deuses do futebol surpreenderam novamente e o time sulamericano, aquele que há 20 anos não ganha um título, conseguiu a vaga em primeiro. Incrível!
Na estréia, com gol irregular, o time do treinador fanfarrão fez 1×0 e achou 2 pontos no apito. Pobre Nigéria, perdeu uma boa chance de confirmar favoritismo e abrir vantagem no grupo.
No segundo jogo, muita sorte. Um gol contra, outro de bola parada. Assim, fazia 2×0. Levou o gol, e quando tudo estava equilibrado, aos 30 do segundo tempo, fez um gol impedido que desmontou o jogo e a pobre Coréia, forte seleção que chegou em semifinal nos últimos 20 anos.
No último jogo, contra a Grécia, campeã da Eurocopa 2004, que siginifica ter o que comemorar nas últimas 2 décadas, um gol irregular abriu a contagem, novamente de bola parada. Falta no zagueiro, e de rebote o péssimo lateral direito sulamericano faz. Aí, no finalzinho, gol do Palermo, que perde 3 penaltis num jogo.
É realmente uma dose de sorte de colocar medo em qualquer um. Os três times mais fortes no futebol moderno ficaram brigando pela segunda vaga que, por lógica, ficou com o semifinalista da Copa de 2002. A primeira posição é de outro time, que tem ótimo retrospecto na Copa de 2010:
Marcou 7 gols!!!
3 irregulares.
4 de bola parada.
1 contra
2 de rebote
1 de cruzamento
É o fino da bola!
Mas, nem só de lógica vive o futebol. Deu zebra! Aliás, tem sido a Copa das zebras.
Nas oitavas não tem moleza. Será contra o México, que ganhou 6 titulos nos últimos 20 anos. Além de jamais ter ficado na primeira fase da Copa de 78 pra cá. O que o torna, obviamente, favorito.
Mas, sei lá né… a zebra tá forte na África.
abs,
RicaPerrone