Copa do Mundo

Argentina não vence um “grande” há 32 anos

Se preferir, desde a final de 1986, onde Maradona deu um título a até então figurante de uma Copa só e com asterisco.  Desde aquele dia, pasmem senhoras e senhores, a história registra 7 Copas do Mundo e a Argentina nunca mais venceu uma grande seleção.

Em 1990, ganhou na fase de grupos apenas da União Soviética. Classificou em terceiro, enfrentou o Brasil e cometeu o maior ato antidesportivo da história do futebol ao dopar os adversários durante a partida para se classificar.

Ignoremos este crime perdoado pelo tempo, venceu a Iugoslávia, empatou com a Itália e perdeu pra Alemanha.

Em 1994, conseguiu ser terceira num grupo com Nigéria, Bulgaria e Grécia. E nas oitavas, perdeu pra Romênia.

Em 1998, fantástico! Venceram os 3 jogos contra Japão, Jamaica e Croácia. Nas oitavas, empate com a Inglaterra e vaga nos pênaltis, com um gol mal anulado da Inglaterra durante a prorrogação.  Nas quartas, contra outro grande, a Holanda…. 2×1 e foi pra casa.

Veio 2002.  Nigéria, Suécia e Inglaterra. Um grupo, enfim, razoável.  Perderam na primeira fase e, óbvio, não venceram a Inglaterra, a grande de sua chave.

2006, outra chance. Primeira fase contra Holanda, Costa do Marfim e Sérvia.  Adivinha de quem ela não ganhou?  Da Holanda.  Nas oitavas, México. Nas quartas, Alemanha e … aeroporto.

2010, a última. Enfrentaram Coréia, Nigéria e Grécia. Venceram as 3, “sensação da Copa”. Aí veio as oitavas, México! Passaram. Nas quartas, primeiro jogo contra time grande, Alemanha! 4×0. Voltam pra casa.

Em 2014, surreal.  Conseguem jogar num grupo com Nigéria (já eliminada), Bósnia (estreante) e Irã.  Ganha os 3 jogos na base do “Deus me livre”. Mas ganha.  Nas oitavas, Suiça.  Ganha de 1×0 sofrido. Nas quartas, Bélgica. Igualzinho. Empate com a Holanda, passou nos pênaltis. Empate com a Alemanha, derrota na prorrogação.

Em 2018 jogaram 3 partidas, venceram apenas uma. Contra a Nigéria, adversário de todas as Copas curiosamente.

Parabéns, Argentina! Nada no futebol me dá tanta alegria.

abs,
RicaPerrone

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo