O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e repressão do mesmo.
Pois bem. O CADE não está cego com relação a disputa entre Globo x Turner (EI) pelos direitos de TV dos clubes brasileiros a partir de 2019.
Como sabemos a emissora costuma unificar a proposta de aberta, fechada e PPV e isso inibe alguns clubes de enxergar com clareza quanto vale cada evento. A proposta do EI inflaciona e gera uma concorrência que a Globo jamais teve que enfrentar antes. E por isso investiga-se a sua atuação transparente nas propostas.
Nesta segunda-feira, dia 29, o CADE enviou um oficio a diversos clubes pedindo esclarecimentos sobre as propostas de EI e Globo, o que deve causar um certo tumulto.
Talvez seja politicagem, talvez seja só uma “melhor oferta de exposição”. Fato é que pela primeira vez a Globo enfrenta o FATO de ter que brigar com cachorro grande por algo no Brasil.
Vilã de véspera, a Globo é o alvo mais fácil do Brasil quando se reclama de algo. Mas na verdade se houver qualquer tipo de condição incorreta ou que gere desconfiança, o responsável é tanto o clube que assinou quanto quem ofertou.
Aguardemos.
abs,
RicaPerrone