Connect with us

Atlético MG

Decadente?

Published

on

Um dia Leão foi o “melhor técnico do país”, pra muitos. Um dia Telê estava “acabado pro futebol”, antes de assumir o SPFC. Hoje, Muricy é o melhor técnico do país, e se você for bonzinho, dirá que misteriosamente Joel e Roth viraram tops nos últimos anos.

E é moda, também, dizer que o Luxemburgo é um técnico decadente e que não ganha mais nada. Mas, ponderemos a discussão a fatos e um pouco menos de boatos. Afinal, se ele joga poker, se ele não trabalha tão duro quanto antes, se ele tem problemas pessoais eu não sei, e nem quero saber.

Vamos cair no futebol, que é onde interessa.

Luxemburgo foi, pra mim, o maior técnico que o Brasil já teve. E explico isso facilmente com o fato dele ter brilhado em diversos clubes, sempre com times que jogavam muito bem e ganhando títulos e mais títulos. Juntar bom futebol e resultados é pra poucos.

E notem, a maioria dos grandes técnicos se limitam a uma ou duas grandes fases em 1 ou 2 grandes clubes. Vanderlei tem histórias memoraveis no Santos, no Corinthians, no Palmeiras e no Cruzeiro.

Mas, é claro, é pessoal. Você pode odiar o Luxemburgo.  Eu acho que este cara mudou o cargo de técnico no Brasil, e se hoje eles ganham o que ganham e são tratados como são, devem ao Luxemburgo e sua idéia de “profissionalizar” a comissão técnica.

Ganha muito? Tem quem pague, logo, merece.

Dizem que ele está decadante, mas… vamos devagar.

Em 2004 ele foi campeão brasileiro com o Santos, sem Robinho na maior parte do campeonato. Em 2005 chegou ao Real Madrid, topo de onde pode chegar um técnico em relação a clubes, já que na seleção ele já tinha estado antes.

Faz um recorde, depois perde e cai.  Cai e não dá jeito naquele time de estrelas, como NENHUM técnico conseguiu dar. Volta ao Santos, onde ganha 2 estaduais, chega em segundo no Brasileiro e em quarto no outro. Convenhamos, não há fracasso algum nisso, até porque o Santos não tinha mais um timaço.

Em 2008 vai ao Palmeiras e dá ao clube um raro surto de título estadual e bom futebol nos últimos 10 anos. Foi, sem dúvida, o melhor momento do clube desde o fim da Era Felipão. O time jogava bem, convencia e ganhou o estadual.

Se classifica pra Libertadores tendo perdido meio time, perde empatando no Uruguai, com 2 penaltis não marcados, briga com a diretoria e cai. E quando cai, deixa o time invicto ha 7 jogos, crescendo no Brasileiro, quase na ponta. Jorginho assume e dá pro Muricy o time líder, montado pelo Luxemburgo. Muricy fez o que fez, todos lembram.

E aí, em 2009, volta ao Santos, onde não tinha um time competitivo. Sobe garotos, tenta montar o time mas sai quando muda o presidente, em dezembro. Assim sendo, seu projeto na Vila não tem sequencia. E ele assume o Galo.

No primeiro semestre monta um bom time que ganha o estadual e faz boa Copa do Brasil, sendo eliminado pelo campeão em 2 grandes jogos. Vem a Copa e o Galo vende 9, compra 8. O time é refeito e não engrena, até porque, os reforços não jogam. Estão quase todos fora de forma e com problemas pra atuar.

O Galo vai mal, o Luxemburgo ainda não se achou. É fato! Merece criticas, é culpado sim, não podemos tirar o dele da reta. Até porque, quando ganha, todos lembram dele. Então quando perde, nada mais justo.

Agora eu pergunto: Desde 2005 Luxemburgo carrega a fama de “decadente”. Eu fico com uma duvida enorme sobre a “decadencia” técnica dele quando vejo que, junto disso, misteriosamente técnicos retranqueiros e considerados meia-boca conseguem virar tops.

Seria o futebol que mudou? Ou é mero acaso?

Quantos times fortes e favoritos a titulo o Luxemburgo assumiu desde sua volta ao Brasil? O Santos não era, o Palmeiras não era e o Galo menos ainda.

Quantos momentos melhores do que o de Luxemburgo o Palmeiras viveu antes e depois de 2008?

Quanto desta base santista foi colocada no time de cima pelo Luxemburgo?

O quanto o Galo pode chorar um trabalho a médio prazo se com 6 meses de trabalho trocaram o time inteiro do Atlético e zeraram tudo que foi feito até então?

Luxemburgo está pior do que já foi? Sim, está. Está devendo? Está sim. Não discuto isso, discuto a dose.

Note que os clubes que ele trabalhou nos últimos anos sofrem do mesmo problema antes e depois. O Galo é assim há quantos anos? E o Palmeiras? Já trocou de técnico, de time e… nada.

Acho que a dose tá exagerada. Entre uma má fase, um trabalho que não deu liga ainda, um time em formação e uma “decadência” na carreira, um “ex-técnico em atividade”, como alguns colocam, vai uma grande diferença.

Eu não demitiria o Vanderlei do Galo. Esperaria. Se há alguém em quem confiar pra um trabalho a médio/longo prazo é o Luxemburgo, e não por achismo, mas por merecimento e por tudo que fez na sua brilhante carreira.

Dirão: “Mas ele nunca ganhou Libertadores”. E eu pergunto: E quantas disputou? E nas que disputou, perdeu como e pra quem? Quantos dos times que ele teve tinham condições reais de ganhar a Libertadores?

Resultados no futebol escondem muita coisa.

Eu confiaria no Luxemburgo, como sempre confiei. Não conheço nenhum treinador na história do futebol brasileiro que tenha feito o que ele fez em sua carreira. Não viveu de fases, viveu de glórias. Luxemburgo é campeão desde que surgiu, e já são 24 titulos. Alguém tem algo parecido?

Então, lembre-se: Pau que bate em Chico não bate em Francisco. Chico é Chico, Francisco é Francisco.

abs,
RicaPerrone

Continue Reading

Atlético MG

Saldo de compra e venda dos últimos 10 anos

Published

on

Nos últimos 10 anos os grandes clubes do Brasil alternaram momentos. Alguns em profunda crise, outros nadando em ouro, mas todos ainda tendo nas receitas de jovens uma grande parte do seu faturamento.

E portanto, considerando as temporadas 14/15 até a 23/24, fizemos um balanço de acordo com os dados do Transfermark sobre o fluxo de compra e venda de jogadores de cada um dos 12 grandes.

Claro que existem salários, luvas, “compras” sem repasse ao ex-clube por fim de contrato. Mas aqui consta apenas o que é valor final e oficial.

Quanto seu clube comprou e vendeu nos últimos 10 anos?

Algumas curiosidades sobre:

  • O Fluxo de compra e venda do Grêmio, somado a resultados, nos últimos 10 anos é muito bom.
  • O Fluminense segue vendendo suas jóias e comprando pouco tendo recentemente conquistado títulos em 2023.
  • O Flamengo é uma máquina de ganhar e gastar.
  • O Botafogo tem uma divisão de base terrível. Não gera quase nada ao clube.
  • O investimento do Vasco foi quase todo feito em 22/23.
  • A temporada de maior gasto foi a do Flamengo de 19/20, com 250 milhões em contratações.
  • A maior janela de vendas também foi do Flamengo em 18/19 com 483 milhões de reais.
  • Nenhum dos 12 grandes comprou mais do que vendeu no saldo dos últimos 10 anos.

Rica Perrone

Continue Reading

Atlético MG

Classificação Planejada 2023 – #18

Published

on

Todo ano aquela tabela polêmica que mostra o caminho dos clubes pra buscar 72 pontos e brigar por título.

Pra que? Pra você saber se um caminho foi mais fácil que outro ou não. Pra entender quem jogou mais partidas difíceis em casa ou fora e portanto compreender o que a tabela lhe ofereceu até aqui.

As tabelas não tem relação entre si. Cada tabela é pensada pro clube em questão apenas.

Continue Reading

Atlético MG

O Flamengo é melhor

Published

on

Lá vai o atleticano passar pela noite mais comum do futebol sulamericano: tentar entender e encontrar motivos para não ter vencido o Flamengo mesmo tendo jogado uma boa partida.

Esse é o dilema de quase todos. Como vencer um time que precisa de 5 bolas enquanto você precisa de 25 contra ele?

Como parar um ataque com 5 jogadores fora de série e ainda conseguir levar perigo ao gol adversário?

Como que, durante o jogo, eu posso resistir a pressão se do banco podem vir 3 ou 3 jogadores de seleção?

O Flamengo, hoje, de novo, menos do que em 19, mas ainda é irresistível.

O Atletico não funciona há 1 ano e meio. Já foram vários treinadores e nenhum fez acontecer. Talvez o Felipão seja culpado, mas eu duvido que ele tenha a maior parcela de um time que não engrena de jeito nenhum.

Hoje, melhor. Inverteu os atacantes, deixou um volante mais fixo, soltou os laterais. Bom jogo. Nem merecia perder. Mas, como Renato dormiu na quarta, dorme hoje o Felipão: Dá pra ganhar do Flamengo sem que eles estejam num dia muito ruim?

Não sei. Sei que o bom jogo de hoje pode indicar mais uma noite de pesadelo ou uma esperança de evolução clara em relação aos jogos anteriores pro Galo.

Pro Flamengo, que ainda busca reforços nem ele sabe pra quê, segue o baile. Literalmente.

RicaPerrone

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.