Todo ano a mesma coisa. A bola rola, os juizes erram e logo surgem as mais incríveis conspirações. Quando digo isso a um torcedor do Corinthians ele jura ser perseguido. O palmeirense jura que há uma ordem na CBF pra ajudar o Timao e assim vai.
Torcedor olha futebol sempre do time dele pra fora, nunca com igualdade. E portanto todo torcedor de futebol acha que seu time está sendo sacaneado, perseguido, e na melhor das hipoteses, rotulado.
Diga a um tricolor que o Flamengo não tem juiz a seu favor. Ele surtará. Mas diga a um rubro negro que o Flu não tem a mesma força política do que eles, e logo ele fará um discurso sobre rebaixamentos.
Muda só a cor da camisa. Mas eu não vou ficar no muro. Acho que Flamengo e Corinthians sao os dois times mais ajudados do país, e explico:
Quando há dúvida você sempre tende pro lado mais “seguro”. É uma reaçao do ser humano e sua também. Arbitros de futebol ficam na dúvida o tempo todo, e quando acontece sempre tendem a evitar uma polêmica com “mais gente”.
Corinthians e Flamengo carregam nas costas o peso de serem os mais vigiados, cobrados, pressionados mas também os que mais colocam “medo” de serem prejudicados.
É o lado da moeda que custa enxergar. Ou que é cômodo fingir que não sabe, afinal, como sempre digo, se achas que isso tudo é uma farsa e está aqui discutindo, se interna. És um doente mental.
Não é. E portanto, sabe que há um motivo. Sempre erram contra a Lusa. E sempre vão errar. Porque? Porque não há segunda-feira com a Lusa reclamando. Mas se o erro eliminar um Palmeiras, aí sim, o nome do juiz ficará gravado.
É um mecanismo de defesa que todo ser humano tem. E enquanto houver dúvida, haverá sempre mais medo de prejudicar os times maiores do que os menores. Ou, no caso, os mais “populares” e “mais vigiados”.
Talvez você ache bobagem. Acredite que a Globo tem uma central de manipulaçao que manda tanto no futebol que nem o formato do campeonato consegue determinar. Ou talvez você esqueça que quando o SPFC brigou com o clube dos 13, a globo e a cbf, venceu 3 brasileiros.
O presidente da CBF é sãopaulino hoje. E há quem diga que roubaram pro Corinthians a ordem da CBF domingo. Mesmo tendo no Andres, corintiano, um desafato da atual diretoria.
Ou talvez o Flu, que hoje ironiza penaltis pro Flamengo, e amargou uma fama em 2012 que não merecia. Lembra?
Claro que não. Futebol é ontem a tarde e o que convém.
abs,
RicaPerrone