Na noite de ontem o SPFC apresentou ao conselho o novo projeto do Morumbi, que será apresentado ao público em janeiro. Algo de espetacular, pelo que soube. O projeto é ousado, envolve até as ruas em volta do estádio e já tenho detalhes sobre ele. Fotos, ainda não.
A rua de entrada do clube será transformada em avenida, o que aumenta a calçada e tira da FIFA o argumento de que o Morumbi não tem área externa. Entre outros vários projetos que deixarão o Morumbi com cara de estádio europeu.
Começando pelo lado de fora, que ganhará um calçadão e essa nova avenida, na rua onde hoje entra a azul e a laranja.
Dentro, será coberto, deixando apenas um pequeno espaço no meio.
Aí tem as obras normais de imprensa, etc.
Existirão camarotes para 6 pessoas pelo estádio, alugados por ano. Quem quiser, paga cerca de 160 mil reais.
Um enorme prédio atrás das cativas vermelhas onde terá escritório e toda parte administrativa do clube. Durante a Copa, será usada para outros fins diversos.
Uma arena para shows e eventos para milhares de pessoas, que pode ser usada num dia e ter jogo em outro, pois ela é movel.
Durante a cobertura do estádio o SPFC terá que jogar em outro lugar. A primeira opção parece ser a Arena Barueri, o que é uma pena. Mudar de cidade acho exagero tendo o Pacaembu aqui.
O custo é de 240 milhões, pois as obras lá fora serão feitas pela prefeitura e não pelo clube.
O patrocinador master, Bradesco, pagará 120, enquanto o SPFC pagará os outros 120 em parcelas até 2024.
O time, segundo a diretoria, não deve sofrer com isso pois as parcelas são bem calculadas para não prejudicar.
A única perda que o SPFC deve ter é em relação ao periodo que ficará fora do estádio, que não deve ser muito.
Outra coisa já bastante comentada é o valor do ingresso. Sim, pois com tudo pronto, esquece ingresso de 30 reais. Vai subir, e muito, o preço para se assistir a um jogo por lá.
Aí a teoria de que o metro ajudaria o clube a ter mais torcida nos jogos vai por terra, pois quem paga 60, 70 paus num ingresso não vai pro jogo de metro.
Outra coisa são as cativas. O SPFC terá que dar o estádio pra FIFA e os proprietarios não terão nenhuma vantagem por isso. E isso dará confusão, pode aguardar.
Enfim, o SPFC apresentou o mais ousado dos projetos que tive noticia para a Copa de 2014.
Está tudo encaminhado e, com essas mudanças, a FIFA deve confirmar o Morumbi na Copa.
abs,
RicaPerrone