Se chama “Florida Cup”
É “Arena Palmeiras”, “Torneio da Flórida”, “Rio de Janeiro” no vôlei e o nome do produto jamais é reproduzido pela principal emissora do país. Em tempo quero deixar claro a quem pouco me conhece que passo longe de ser um desses anti-globo. Pelo contrário, sou bem fã da emissora e do que ela conseguiu se tornar.
Mas em momentos como esses eu me pergunto até onde vai a hipocrisia. Porque é muito fácil você abrir uma mesa redonda contestando a falta de investimento no “esporte amador” e chamar o time de Vôlei pelo nome da cidade pra não citar a marca. É fácil reclamar das vendas de jogadores do Brasil e fechar o close no dente do entrevistado pra não mostrar os patrocinadores atrás.
É muito fácil, covarde e burro.
Porque ao não fomentar um produto do qual você tem os direitos, você o minimiza e dá margem pra que outros veículos, embora insignificantes isoladamente, passem a fazer algo com resultado quando martelando coletivamente uma “verdade” na cabeça das pessoas.
Hoje tem “Torneio da Flórida”.
Porra, Globo! Torneio da Flórida? Qual é o problema em “Florida Cup”? É mérito da marca ter criado o torneio, ter chegado a ser referência em pré temporada tão rapidamente, porque diabos não falar se és teu o direito de transmitir?
Ah mas a Globo não fala “Allianz Parque” porque estaria fazendo merchan grátis. Meu Deus, o merchan vai reverter pro seu produto! O Palmeiras ganha mais, os clubes vendem mais, o futebol melhora, sua audiência sobe porque o produto é seu.
Chega a ser pouco inteligente em alguns casos. Mesquinho em outros.
Mas entra ano, sai ano, e esconde-se os apoiadores do esporte na tv na mesma medida em que, na derrota, reclama-se da falta de investimento, profissionalismo e evolução.
Ora, convenhamos.
abs,
RicaPerrone