Cansei, Mano!
Até hoje tentei entender, relevar e minimizar a responsabilidade do Mano no momento ruim que vive o futebol brasileiro. Ainda acho que ele não pode ser condenado pela safra de meninos mimados que nós ajudamos a criar. Mas acho também que paciência tem limite e o Mano está estourando a minha.
Não pela convocação, pela forma de jogar, exatamente. Isso tudo é parte do jogo. Mas pela “teimosia” em não se posicionar de lado nenhum, tentando não ser um Dunga, e de fato, não é. Dunga tinha linha.
Esquece a seleção pro jogo com a Argentina! É o que tem, seleção só aqui quebra qualquer linha de coerência, enfim. Esquece.
Vamos ao que interessa, que é a lista principal. Aquilo que imaginamos ser nossa seleção hoje.
Ressaltando que discordo dessa coisa besta de testar jogador na seleção. Mas é assim que funciona, é isso que todos pedem, então não vou condenar o Mano por isso. Pra mim seleção é pra quem joga de titular em time grande em alto nível ha pelo menos 1 ano.
Essa porcaria de levar garotos com 3 meses de bola só gera uma coisa: Estrelismo.
Lembre-se que Dodô, Ortega, Elivélton, Magno, Alex Alves e outras perebas surgiram mais forte que Messi e Neymar. Ou seja, por melhor que jogue um garoto, é mera aposta.
Sobre a listinha dos gringos, pergunto:
Quem é Neto? Os caras da Turquia, beleza! Não assistimos, não vamos discutir. Mas o italiano temos alguma idéia. Quem é esse cara pra ser goleiro da seleção brasileira?
O Réver é bom jogador. Mas não está bem. E se está é coisa de 5 jogos. Antes disso, muito abaixo do que podia. Porque seleção?
Tem 3 volantes convocados que são contestáveis. Fernandinho e Luiz Gustavo eu nem conheço direito pra julgar. Lucas Leiva joga mal na seleção ha tempos e o Sandro eu gosto.
O Elias e o Hernanes não são meias, Mano! São volantes. Dar a estes caras a responsabilidade de armar o jogo é queimá-los.
Jonas? Kleber? Do que você tá falando? Esses caras estão sendo testados ou é questão de achar que estão no nível de melhores do país?
Porque, Mano? Pra que, Mano?
Deixa de ser teimoso. Você está tentando ser o anti-Dunga, ser o cara educado que a imprensa adora e por outro lado não tem a menor convicção do que está sendo feito.
Prefiro mil vezes um Dunga peitando todo mundo com o Felipe Mello do que o Mano indo pra lá e pra cá toda convocação, tentando agradar a todos.
Segue tua linha, dane-se o que diz a imprensa, a torcida. Mete a mala, é assim que técnicos se tornam vencedores.
Não conheço nenhum caso de sucesso onde a pessoa ficou ouvindo os outros.
Faça o simples! Coloque um volante de verdade pra marcar, solte 2 meias e os atacantes que o povo quer. Se der merda, a culpa não é sua.
Mas quando você perde com um time contestável, tá pedindo pra ouvir.
Afinal, o que você pretende, Mano?
Renovar na marra? Agradar a mídia? Vencer jogos, construir um time ou manter o cargo?
Afinal, qualé a seleção brasileira hoje?
Nem você sabe.
abs,
RicaPerrone