Lindo, mas…
Fiquei orgulhoso ontem quando os jogadores cruzaram os braços em mais um protesto contra o calendário e outros problemas do nosso futebol. Hoje cedo, quando li o que alguns deles disseram, não fiquei mais tão animado.
Entendo que pra quem não conheça muito de negócios a coisa pareça simples. Mas nunca é. CBF e Globo tem todo o perfil para assumirem o papel de vilão, quando na verdade não são.
Pode-se exigir da CBF com o protesto, mas devemos saber que ela não toma nenhuma decisão sozinha. E que no caso os chefes destes jogadores é que cruelmente pisoteiam o nosso futebol. A CBF só assina, e a Globo é quem compra o que eles se propõem a vender.
Se os grandes clubes decidirem que não vai ter estadual, não terá. Se resolverem por mata-mata, assim será. Se escolherem jogar de azul, jogarão. E ninguém vai contestar isso a médio prazo, pois a força do futebol está nos clubes, não na tv, nem na torcida, menos ainda na cbf.
A CBF é o que de mais perfeito surgiu pros dirigentes do futebol brasileiro. Eles deixam ela se queimar com a imprensa, que por sua vez a detona sem raciocinar como se chega até ela. E vira um massacre sem resultado, já que de fato ela não decide nada.
No dia que os 12 grandes sentarem numa mesa e resolverem mudar, muda. Antes disso, estamos batendo na consequencia e não na causa. Se não for a Globo, a ESPN que adora meter o pau, vai la e compra. Ela só não compra hoje porque não tem grana. E então, detona o produto.
Não vai mudar. Sempre haverá um interessado em transmitir, você em assistir, o clube em faturar. Só pode haver uma real mudança quando entenderem que o espetáculo melhora e a grana aumenta a médio prazo.
Mas com mandatos de 3 anos, pra quem importa o médio prazo?
É uma questão sem fim. Com mil alvos e muito fácil de direcionar.
Alguém já te contou que os patrocinadores do seu time muitas vezes EXIGEM que o clube assine com a Globo? Pois pra eles não interessa ter os jogos transmitidos por outro canal. Sabia?
Pois é.
Meteram a CBF e a Globo como vilões. Ok, então vocês acreditam que se fosse o Clube dos 13 e o SBT a emissora ia querer transmitir menos jogos e o Clube dos 13 aceitaria pelo bem do futebol?
Porra, fala sério. Isso é um negócio. O único lado capaz de dizer “não” é o dos grandes clubes. E deles pouco se cobra.
Cbf pra lá, globo pra cá, e quem até agora foi cruzar os braços contra os clubes que acabam de assinar um estadual de 23 datas em 2014?
Ninguém.
E então, o protesto vai ficando direcionado pra quem interessa e os verdadeiros responsáveis isentos de responsabilidade.
Sabe porque os clubes não brigam com a Globo? Pelo mesmo motivo que os jogadores não estão protestando contra seus clubes.
Com menos hipocrisia o resultado seria ainda melhor.
abs,
RicaPerrone