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São Paulo

Tente entender

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Por critérios lógicos e éticos, como prega o SPFC e sua diretoria insuportável, a CBF não pode ter envolvimento próximo a clubes, como tinha Andres e o Corinthians, por exemplo.

Daí, numa onda escrota, armada, camuflando incompetencia, surgiu a modinha de odiar a CBF e por isso torcer contra a seleção. Milhares de tolos tricolores acreditaram na teoria que escondia os erros do clube e então surgiu o #SoyCeleste, momento épico da imbecilidade humana.

Mas, cheios de moral e ética, diziam que “A campanha de torcer por outro pais é pra CBF ser neutra, não privilegiar ninguém!”.

Claro, natural. Como na taça de bolinhas, pau que bate em Chico não bate em Francisco. E agora, com presidente amigão, tricolor, colado no Morumbi, tudo bem.

Ney Franco teria sido vetado pra ir pro Cruzeiro. Não sei se é verdade. Mesmo se não for, que diabos um projeto olímpico com técnico pra base tão relevante no processo e a dias de estar em Londres com a comissão técnica pode ser encerrado pra “ajudar” o Tricolor?

Cadê as campanhas da ética, do “não favorecimento” e do discurso vazio de coerencia no futebol e nos comandantes?

Ney Franco é comum. Não é ruim, nem gênio. Fala baixinho, não se impoe, sempre perdeu os grupos que liderou e não me parece solução de nada.

Se é pra apostar, faria em algo novo ou com personalidade alternativa. Tipo Dunga, Renato, enfim, alguém que tenha uma cara.

Ney tem a cara da maioria. Não vai mexer no clube, peitar presidente, encarar diretoria e brigar por algo maior. Vai aceitar tudo e ficar ali, tão quietinho quanto convém.

Tão calado quanto os alucinados tricolores cobradores da ética e do “não relacionamento” da CBF com clubes. Mas que hoje, adoram a idéia.

O tempo passa, a bola segue rolando e o futebol ensina todo santo dia: Pra torcedor, seja ele de gravata dirigindo clube ou na geral pulando sem dente, vale o que convém e quando convém.

Viva a CBF! E agora, #SoyBrazil?

abs,
RicaPerrone

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Atlético MG

Saldo de compra e venda dos últimos 10 anos

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Nos últimos 10 anos os grandes clubes do Brasil alternaram momentos. Alguns em profunda crise, outros nadando em ouro, mas todos ainda tendo nas receitas de jovens uma grande parte do seu faturamento.

E portanto, considerando as temporadas 14/15 até a 23/24, fizemos um balanço de acordo com os dados do Transfermark sobre o fluxo de compra e venda de jogadores de cada um dos 12 grandes.

Claro que existem salários, luvas, “compras” sem repasse ao ex-clube por fim de contrato. Mas aqui consta apenas o que é valor final e oficial.

Quanto seu clube comprou e vendeu nos últimos 10 anos?

Algumas curiosidades sobre:

  • O Fluxo de compra e venda do Grêmio, somado a resultados, nos últimos 10 anos é muito bom.
  • O Fluminense segue vendendo suas jóias e comprando pouco tendo recentemente conquistado títulos em 2023.
  • O Flamengo é uma máquina de ganhar e gastar.
  • O Botafogo tem uma divisão de base terrível. Não gera quase nada ao clube.
  • O investimento do Vasco foi quase todo feito em 22/23.
  • A temporada de maior gasto foi a do Flamengo de 19/20, com 250 milhões em contratações.
  • A maior janela de vendas também foi do Flamengo em 18/19 com 483 milhões de reais.
  • Nenhum dos 12 grandes comprou mais do que vendeu no saldo dos últimos 10 anos.

Rica Perrone

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Atlético MG

Classificação Planejada 2023 – #18

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Todo ano aquela tabela polêmica que mostra o caminho dos clubes pra buscar 72 pontos e brigar por título.

Pra que? Pra você saber se um caminho foi mais fácil que outro ou não. Pra entender quem jogou mais partidas difíceis em casa ou fora e portanto compreender o que a tabela lhe ofereceu até aqui.

As tabelas não tem relação entre si. Cada tabela é pensada pro clube em questão apenas.

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São Paulo

Isso é futebol! O resto é esporte

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Nos acostumamos a fazer contas, analisar pontos e desempenho. Números, números e mais números. Parece até um esporte.

O futebol nos pega pelo ídolo, o momento, o imponderável, a expectativa de reverter o cenário em segundos. O futebol é um entretenimento que movimenta sentimentos e por consequência disso, dinheiro.

Não há dinheiro sem entretenimento. E para isso é fundamental o que muitos chamam de “loucura”. Ora, “loucura” é esperar que os de sempre entreguem mais do que o de sempre.

Ou pior: esperar que um parque de diversões sobreviva sem novas atrações, sejam elas tão boas quanto anunciadas ou não. A gente quer esperar algo melhor, mesmo sabendo ser improvável.

São 20 times. Só um campeão. Como podemos fazer os outros 19 serem interessantes, portanto?

Com ídolos. Expectativa, atrações, novidades, discussão, paixão.

Pra isso os maiores times do mundo jogam dinheiro pela janela contratando revelações que em sua maioria não dão certo.

O Real Madrid pode fazer 10 jogadores em sua base. Os dez teriam que ser campeões de tudo pra causar o impacto da chegada de um grande craque. E é disso que vive o futebol quando a vitória não é garantida.

Se é que algum dia ela foi.

James é expectativa, curiosidade, assunto, camisa, chegada, apresentação, euforia, oba-oba, talento bruto.

Se vai dar certo em campo, não sei. Gostaria. Até apostaria, pois acho craque. Mas quando o futebol brasileiro entender que a venda é de entretenimento e não de resultados, saberá que ele se pagaria mesmo se mal jogasse.

Como ainda não sabem, pode sair caro. Mas ainda assim, ver a torcida tricolor mudando o patamar da expectativa em horas é algo que o dinheiro compra. Se chama James Rodriguez.

RicaPerrone

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